Introdução ao Ramo Pioneiro
A partir dos 18 anos, e até os 21 incompletos, integramos o Ramo Pioneiro. Nossa equipe forma o clã, e é onde nos apoiamos e descobrimos interesses em comum. Levamos a sério nosso lema “Servir”, já que vivemos uma aventura que não é mais simbólica ou imaginária, pois experimentamos o papel real do adulto por meio do serviço e das atividades de desenvolvimento comunitário. O cotidiano no clã nos dá bastante liberdade, mas já estamos cientes da responsabilidade que isso traz – somos nós que organizamos nossas próprias atividades. Esse é o período em que entramos na vida adulta, e estamos concluindo a formação de nossos valores e princípios. Mesmo estando no clã, já podemos participar como adultos voluntários em outros Ramos atuar ativamente em nossas comunidades. Prestes a completar 21 anos, é chegada a hora de encerrar nossa caminhada como jovem no Movimento Escoteiro. A Cerimônia de Partida marca essa etapa, que pode ser seguida pela vida escoteira no papel de voluntário, como escotista ou dirigente.
Lei Escoteira
1) O Escoteiro é honrado e digno de confiança;
2) O escoteiro é leal;
3) O escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação;
4) O escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros;
5) O escoteiro é cortês;
6) O escoteiro é bom para os animais e as plantas;
7) O escoteiro é obediente e disciplinado;
8) O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades;
9) O escoteiro é econômico e respeita o bem alheio;
10) O escoteiro é limpo de corpo e alma.
Promessa Escoteira
“Prometo, pela minha honra, fazer o melhor possível para: cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; e, obedecer à Lei Escoteira.”
Ênfase Educativa
Especialmente concebido para atender às necessidades de desenvolvimento de jovens-adultos, de ambos os sexos, na faixa etária compreendida entre 18 e 20 anos, o Programa Educativo aplicado ao Ramo Pioneiro concentra sua ênfase educativa no processo de integração do jovem à sociedade, privilegiando a expressão da cidadania, auxiliando o jovem a colocar em prática os valores da Promessa e da Lei Escoteiras no mundo mais amplo em que passa a viver.
O marco simbólico proposto para os jovens do Ramo Pioneiro é representado pela expressão “tenho um projeto para minha vida”.
A organização e o Programa Educativo do Ramo Pioneiro encontram-se neste POR, no Manual do Escotista – Ramo Pioneiro, no Guia do Projeto Pioneiro e em outras publicações oficiais da União dos Escoteiros do Brasil que tratem do assunto.