Introdução ao Ramo Escoteiro
O Ramo Escoteiro é formado por patrulhas de 5 a 8 jovens, de meninos e meninas, que juntas formam uma tropa. Aqui, além de trabalhar em equipe e entender a importância de respeitar a natureza, aprendemos diversas coisas que nos deixam mais confiantes e decididos. Cada patrulha tem seu próprio bastão e bandeirola, onde gravamos lembranças marcantes das nossas experiências juntos, assim como o livro de patrulha, que tem todas as informações sobre os membros e fotografias das nossas ações. Elegemos um monitor, que age como um líder dentro de nosso grupo, e desenvolvemos algumas atividades por conta própria, como ir ao campo, ao cinema, jogar algum jogo, etc. Atividades como acampamentos e excursões fazem parte da nossa vivência no Ramo Escoteiro, sempre com a orientação de adultos. Com nosso lema “Sempre Alerta”, estamos interessados em explorar novos territórios, conhecer coisas novas, sempre com o nosso grupo de amigos. Antes de completar 15 anos, passamos por um período de transição em que nos adaptamos à realidade do Ramo Sênior, e nos despedimos da tropa escoteira com a Cerimônia de Passagem.
Lei Escoteira
1) O Escoteiro é honrado e digno de confiança;
2) O escoteiro é leal;
3) O escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação;
4) O escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros;
5) O escoteiro é cortês;
6) O escoteiro é bom para os animais e as plantas;
7) O escoteiro é obediente e disciplinado;
8) O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades;
9) O escoteiro é econômico e respeita o bem alheio;
10) O escoteiro é limpo de corpo e alma.
Promessa Escoteira
“Prometo, pela minha honra, fazer o melhor possível para: cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; e, obedecer à Lei Escoteira.”
Ênfase Educativa
Especialmente concebido para atender às necessidades de desenvolvimento de adolescentes de ambos os sexos na faixa etária compreendida entre 11 e 14 anos, o Programa Educativo aplicado ao Ramo Escoteiro concentra sua ênfase educativa no processo de criação e ampliação da autonomia.
O Programa Educativo é fundamentado na vida em equipe e no encontro com a natureza, sem se descuidar de outros aspectos relacionados com o desenvolvimento integral da personalidade. O marco simbólico proposto aos jovens do Ramo Escoteiro é representado através da expressão “explorar novos territórios com um grupo de amigos”.
A organização e o Programa Educativo do Ramo Escoteiro encontram-se neste POR, no Manual do Escotista – Ramo Escoteiro, nos Guias da Aventura Escoteira e em outras publicações oficiais da União dos Escoteiros do Brasil que tratem do assunto.
