Introdução ao Ramo Lobinho

Aprendemos muito sobre a vida em meio à natureza, a viver em grupo e desenvolvemos nossa socialização. “O Livro da Jângal”, que retrata as aventuras de Mowgli, o menino lobo, é o marco simbólico que inspira a organização do Ramo Lobinho. Juntos, formamos uma alcateia, que é dividida em pequenos grupos chamados matilhas. Cada matilha tem de quatro a seis lobinhos, entre meninos e meninas, com os quais compartilhamos as atividades durante todo o período em que ficamos nesse Ramo. Com esses amigos, fazemos jogos, brincadeiras, vivemos aventuras, aprendemos sobre a importância da boa ação diária e ainda somos incentivados a fazer sempre o nosso Melhor Possível, que é o lema dos Lobinhos. Antes que possamos completar 11 anos somos encaminhados para o Ramo Escoteiro. Nesse período, é feita uma Cerimônia de Passagem, para que possamos nos despedir da alcateia.

Classificado como 5 de 5

Idade: de 6,5 a 10 anos.

Lema: Melhor Possível.

Lei do Lobinho

1) O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos;

2) O Lobinho pensa primeiro nos outros;

3) O Lobinho abre os olhos e os ouvidos;

4) O lobinho é limpo e está sempre alegre;

5) O Lobinho diz sempre a verdade.

Promessa do Lobinho

A Promessa é um compromisso que todos os lobinhos assumem de viver de acordo com a Lei do Lobinho. Ela diz o seguinte:

"Prometo fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria, obedecer à Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma Boa Ação."

Ênfase Educativa

Especialmente concebido para atender às necessidades de desenvolvimento de crianças de ambos os sexos, na faixa etária compreendida entre seis anos e meio e dez anos, o Programa Educativo aplicado ao Ramo Lobinho concentra sua ênfase educativa no processo de socialização da criança.

O marco simbólico que se oferece aos meninos e meninas do Ramo Lobinho está associado a obra do escritor Rudyard Kipling – “O Livro da Jângal”, especialmente as aventuras de Mowgli, O Menino lobo.

A organização e o Programa Educativo para o Ramo Lobinho encontram-se neste POR, no Manual do Escotista – Ramo Lobinho, nos Guias do Caminho da Jângal e em outras publicações oficiais da União dos Escoteiros do Brasil que tratem do assunto.

Uniforme dos Lobinhos

O uniforme é de uso obrigatório. No Ramo Lobinho, utiliza-se o seguinte modelo (o lenço e os distintivos são adquiridos diretamente com o Grupo Escoteiro):

Não. Ele (ou ela) deve aguardar a idade mínima de 6,5 anos. Essa é uma regra da União dos Escoteiros do Brasil. Se tentarmos fazer o registro antes da idade mínima o sistema bloqueia de forma automática.

Nosso Grupo está preparando um portal de conteúdo com pagamento recorrente em substituição à mensalidade.

Sim, pode fazer a matrícula sem o uniforme. Você pode providenciar uma calça ou bermuda na cor azul marinho, tênis ou bota preta e comprar cada item do uniforme aos poucos conforme as suas possibilidades.

É permitido fazer uma visita. Após a visita, é necessário o registro escoteiro por meio da inscrição, caso deseje continuar participando das atividades.