Fundado mundialmente pelo inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell em 1907 na Inglaterra, o Movimento Escoteiro ganhou notoriedade por sua contribuição aos valores educacionais destinados a jovens com idades entre 6,5 e 20 anos, fundamentados na Promessa e na Lei Escoteira.
No Brasil, essa organização sem fins lucrativos existe desde 1924, sob a sigla UEB (União dos Escoteiros do Brasil). Além disso, o Escotismo é dividido em algumas categorias, de acordo com a faixa etária:
- Ramo Lobinho (Jovens entre 6,5 e 10 anos);
- Ramo Escoteiro (Jovens entre 11 e 14 anos);
- Ramo Sênior (Jovens entre 15 e 17 anos);
- Ramo Pioneiro (Jovens entre 18 e 20 anos).
No Ramo Lobinho, os jovens são inspirados pelo lema “Melhor Possível“. Inspirado na história de “Mogli, o menino lobo“, os lobinhos são organizados em alcateias, que, por sua vez, se subdividem em matilhas. Nesse contexto, são realizadas atividades destinadas a estimular os membros a seguir a “Lei do Lobinho”, que se baseia nas seguintes premissas:
- O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos;
- O Lobinho pensa primeiro nos outros;
- O Lobinho abre os olhos e os ouvidos;
- O Lobinho é limpo e está sempre alegre;
- O Lobinho diz sempre a verdade.
Além desses princípios, o Ramo Lobinho também segue o “Caminho do Jângal”, que são as etapas que os lobinhos percorrem durante sua jornada no escotismo.
O mapa de progressão destaca as diversas fases de desenvolvimento de cada jovem.
Portanto, o objetivo de cada lobinho nessa categoria é conquistar o distintivo mais significativo de seu ramo, o Cruzeiro do Sul.
Para alcançar a conquista do Cruzeiro do Sul, é preciso seguir um caminho bem definido. A cada tarefa concluída, deve-se marcar um sinal no mapa correspondente.
Isso demonstra o compromisso dos lobinhos em crescerem como indivíduos responsáveis e conscientes, além de contribuir para a comunidade e respeitar os valores do Escotismo.
Estamos constantemente preparados e ansiosos para expandir nossa comunidade e compartilhar os princípios do Escotismo em todos os cantos. Portanto, se você possui um “lobinho” ou “lobinha” em casa, ficaremos extremamente contentes em recebê-lo(a) fazendo o Melhor Possível.
Para fazer parte do 166 Grupo Escoteiro do Ar Guardiões do Bosque, clique aqui.