Introdução ao Ramo Sênior
O Ramo Sênior é formado por jovens com idade entre 15 e 17 anos. Nós já nos conhecemos melhor, aceitamos nossas características e as diferenças de um jeito mais simples, e estamos entendendo melhor nossa própria personalidade. Aqui a exploração se converte em desafios pessoais e somos estimulados a superar estes desafios. Nossas atividades nos desafiam e nos encorajam a superar dificuldades, seja escalando montanhas, navegando, conhecendo novas tecnologias, acampando por vários dias, fazendo trilhas, aprendendo novas habilidades e muitas outras coisas. Como diz nosso lema, estamos Sempre Alerta a tudo que acontece ao nosso redor. Temos nossa patrulha, um grupo de amigos que vivenciam conosco experiências inesquecíveis e nos apoiam nos momentos de dificuldades. A partir do momento que completamos 17 anos, e no máximo antes dos 18, precisamos nos despedir da tropa sênior e partir para o Ramo Pioneiro, após uma Cerimônia de Passagem.
Lei Escoteira
1) O Escoteiro é honrado e digno de confiança;
2) O escoteiro é leal;
3) O escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação;
4) O escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros;
5) O escoteiro é cortês;
6) O escoteiro é bom para os animais e as plantas;
7) O escoteiro é obediente e disciplinado;
8) O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades;
9) O escoteiro é econômico e respeita o bem alheio;
10) O escoteiro é limpo de corpo e alma.
Promessa Escoteira
“Prometo, pela minha honra, fazer o melhor possível para: cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; e, obedecer à Lei Escoteira.”
Ênfase Educativa
Especialmente concebido para atender às necessidades de desenvolvimento de jovens de ambos os sexos na faixa etária compreendida entre 15 e 17 anos, o Programa Educativo aplicado ao Ramo Sênior concentra sua ênfase educativa no processo de autoconhecimento, aceitação e aprimoramento das características pessoais, auxiliando o jovem na formação de sua identidade e a superar os principais desafios com que se depara nessa etapa da vida.
O marco simbólico proposto aos jovens do Ramo Sênior é representado através da expressão “superar seus próprios desafios!”.
A organização e o Programa Educativo do Ramo Sênior encontram-se neste POR, no Manual do Escotista – Ramo Sênior, no Guia do Desafio Sênior e em outras publicações oficiais da União dos Escoteiros do Brasil que tratem do assunto.
